sábado, 31 de julho de 2010

PERSONAGEM HARRY POTTER FAZ 30 ANOS HOJE!



Galera, eu sei que tá meio tarde para publicar essa matéria. Mas, como tinha passado o dia fora e mesmo assim ainda estamos antes da meia-noite, então, acho que tá valendo! Hehehe... Pois bem, saiu no site Vírgula ( www.virgula.com.br )que o bruxo (não dá mais pra chamá-lo de "bruxinho") mais famoso do mundo faz hoje 30 anos. Segundo a autora, nos livros, Harry nasceu em 31 de julho de 1980. É o mesmo dia e mês da autora, J.K. Rowling. Segue, na integra a matéria. E parabéns ao aniversariante! \o/
Mesmo eu nunca ter lidos os livros, e sim, só assistido os filmes, acho a história muito legal.

"No aniversário de Harry Potter, relembre sua história através dos filmes.

O bruxo mais famoso e querido do mundo faz 30 anos neste sábado (31). E a data não é por acaso. Quando criou o personagem que mudaria completamente sua vida – e a de milhões de pessoas no mundo todo – a britânica J.K. Rowling decidiu que ele faria aniversário no mesmo dia que ela, 31 de julho. A diferença é a idade: Harry Potter, segundo os livros, nasceu em 1980 e Rowling em 1965.

A história já é bem famosa. Foi durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres, em 1990, que ela teve a primeira ideia. Mas, sem papel e caneta, guardou tudo na cabeça por horas. Ao longo dos anos seguintes, os demais personagens e as histórias foram tomando forma. Sem computador em casa, a escritora costumava escrever à mão em bares, enquanto tomava café.

Tanta demora entre o surgimento de Potter e a publicação do primeiro livro tem uma explicação nada feliz. J.K. passou por diversos problemas, desde a morte da mãe até um conturbado casamento em Portugal e enormes dificuldades financeiras. Depois da separação e de voltar à Inglaterra com uma filha pequena, ela chegou a viver graças à ajuda do governo.

Mesmo assim, não desistiu. Ainda que os originais de Harry Potter e a Pedra Filosofal tenham sido recusados por várias editoras (os números variam, mas seria algo entre oito e 12), ela finalmente ganhou uma chance na Bloomsbury, que tinha acabado de criar uma divisão de livros infantis. Foi aí, aliás, que Joanne Rowling virou J.K.: a pedido da editora, que queria que ela assinasse com suas iniciais, ela inclui o K de Kathleen, um nome que não é seu, mas sim de sua avó.

O primeiro livro de Harry Potter chegou às livrarias em 1997, sete anos depois daquela viagem de trem. E o resultado foi inacreditável. Além das excelentes vendagens, vieram diversos prêmios literários e a imediata consagração mundial.

Crianças e adolescentes que não tinham o hábito da leitura eram vistos devorando os longuíssimos e complexos livros de Potter e até melhoraram seu desempenho escolar. Recordes foram sendo quebrados a cada novo livro e os fãs chegavam a acampar na porta das grandes livrarias britânicas à espera da abertura das portas no dia de cada lançamento.

E, claro, o sucesso foi repetido nos cinemas. A primeira adaptação estreou em 2001 e apresentou o pequeno Daniel Radcliffe no papel do bruxo. Nos últimos nove anos, Radcliffe cresceu junto com o personagem e, agora, se prepara para a despedida. Na verdade, a última aventura, Harry Potter e as Relíquias da Morte, já foi gravada, mas será lançada em duas partes, em 19 de novembro deste ano e 15 de julho de 2011.

Harry Potter também virou personagem de jogos e centenas de outros produtos, transformando sua “mãe” em uma bilionária, com um patrimônio maior que o da rainha Elizabeth 2ª."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário