quinta-feira, 23 de junho de 2011

Rising Stars - Estrelas Ascendentes

Imagine que a passagem de um cometa pela Terra mudasse a vida das pessoas de uma pequena cidade. Imagine se essas pessoas recebessem sem nenhum motivo aparente super poderes além da compreensão humana. Imagine que essas pessoas não estivessem nascidas no exato momento, mas ainda eram apenas bebês no ventre de suas mães. Agora image essas crianças despertando seus poderes, quase todas ao mesmo tempo, criando por todo o mundo uma onda de admiração, inveja e medo. Essa é a idéia inicial de Estrelas Ascendentes (no original: Rising Star).

Rising Stars é uma série em quadrinhos de 24 edições escrita por J. Michael Straczynski (escritor premiado com o Hugo Award), que mostra uma nova visão da existencia de super-humanos no mundo. O cenário é diferente do que você conhece da Marvel e da DC. A série explora como a sociedade pode reagir com o advento das superpotências, e como aqueles que são Especiais podem reagir perante a sociedade e entre ele.
A trama complexa já conquista nas primeiras páginas da edição nº1, com um préfácio de ninguém menos que Neal Gaiman, e se desenvolve de forma magistral até o seu final. Sem pontas soltas ou meias explicações, Rising Stars é uma das melhores obras dos quadrinhos ja feitas. Entretanto, são poucos os que a conhecem, pois a série mudou de editora no seu auge (Top Cow / Image Comics e depois a Joe Comics) e a publicação ficou “paralizada” por meses, por desavenças do criador (Straczynski) e editora Joe Comics que negava os direitos autorais do escritor em uma possivel adaptação para o cinema.

Publicada originalmente em 1999, Rising Stars parou na edição 21, e apenas em 2005 ela foi totalmente concluida com seus tres capitulos finais (edições 22, 23 e 24).


Durante esse intervalo, Straczynski escreveu a série Poder Supremo para a Marvel, uma reformulação do Esquadrão Supremo criado por Mark Gruenwald em 1986, como uma provocação com a Liga da Justiça da DC Comics. Na Marvel ele ainda assumiu por um longo periodo as histórias do Homem-Aranha a até a polemica fase One More Day, saindo logo em seguida para trabalhar na DC, onde escreveu a edição especial: Superman Terra 1.
J. Michael Straczynski também é responsável pela série de ficção cientifica Babilon 5, que por cinco anos foi a principal concorrente da franquia de Star Trek na TV americana, e por roteiros como o Ninja Assassino (2009) e atualmente o Poderoso Thor (2011).


Quem são os Especiais?


Na trama da revista, cerca de 113 pessoas (os Especiais) nasceram com super habilidades após o aparecimento de uma misteriosa luz no céu, na cidadizinha de Pederson, em Illinois. A partir de então o futuro dessas crianças estaria marcado para sempre. Levados ainda crianças para campos de treinamento (decorados como colonia de férias), os jovens passam a ser avaliados pelo governo, como possivés ameaçase ou arams vivas a serem utilizados nas guerras, mas a coisa não fica só por aí. Para não estragar a surpresa vou mostrar apenas alguns dos personagens principais.


John Simon (Poeta) - Poeta e escritor, não muito popular, é sensível a impulsos elétricos e campos de energia. Apesar de não ser o mais rápido ou mais forte dos Especiais, ele é o mais mortal pois pode controlar a energia que deu poderes aos Especiais.
Matthew Bright - Um policial com os poderes do super-força de vôo, e velocidade, invulnerabilidade-próximo. Ele escondeu a sua identidade como um Especial, para entrar na polícia. Mas após ser descoberto e expulso, seus antigos colegas o ajudaram a criar um uniforme e continuar com seu trabalho.
Jason Miller (Patriot) - super-herói mascarado corporativa empregada por NexusCorp, mais tarde virou vigilante seus poderes são vôo, super-força e velocidade, invulnerabilidade, pode sentir radiação.
Elizabeth Chandra - Ex-modelo – muda a persepção das pessoas aparecendo na mente de cada um com a aparencia fisica ideal. Seu poder é decorrente da capacidade de manisfestar amor ou luxuria em qualquer um que olhe para ela.
Randy Fisk (Ravenshadow) - Artista - possui vôo, super-força, capacidade de ver coisas que ninguém mais pode, é sensível a impulsos elétricos e a projeção de energia. Randy vive uma vida dupla. Ele ganha dinheiro vendendo obras de arte para financiar sua identidade de super-herói.
Stephanie Maas (Critical Mass) – Garota que desenvolvel uma segunda personalidade quando criança, para lidar com abusos físicos do pai. Possui poderes de vôo, super-força e velocidade, telepatia e a capacidade de controlar psiquicamente qualquer Especial com quem ela tiver contato.
Jerry Montrose (Pyre) - controle de fogo, capaz de cercar o seu corpo no calor intenso e a habilidade de voar, assim como a super força. Tornou-se rico em Las Vegas, e passou a se tornar considerado um herói pela queima de campos de cocaína na Colômbia.
RISING STARS - ESTRELAS ASCENDENTES foi publicado pela Panini Comics como uma minissérie de 5 edições em 2006. O material deixou um pouco a desejar, pois a minissérie apresentada é aberta sem explicações sobre a trama, deixando o leitor um pouco confuso e entediado para a entender segunda parte, que é onde a história realmente começa a pegar fogo.


Mesmo assim, até que a série seja publicada na integra no Brasil (e com o respeito que merece), vale a pena dar uma conferida no material da Panini e perceber que existem coisas muito legais além dos Universos Marvel e DC, só elas que não perceberam ainda.

Marc Gadelha

Um comentário: