sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ORIGENS DOS PRIMEIROS SUPER-HERÓIS

OS PROTÓTIPOS ORIGINAIS:
As Origens dos Super-Herois da era de Ouro

Super-Homem, Batman, Homem Aranha, X-men, Capitão America, Homem de Ferro e Hulk. De onde eles vieram? De onde veio a idéia de criá-los? Em que os escritores se inspiraram para conceber esses herois? Originalidade? Nem tanto. Criatividade? Oh sim, concerteza.

Dando ênfase a máxima: “na Natureza nada se cria, tudo se copia...” começamos nossa investigação sobre as origens dos Super Herois através de seus protótipos originais Alguns deles você já deve ter ouvido falar, outros nem tanto, mas o importante é que eles existiram. E se hoje alguém é acusado de plagiar a ideia de algum super-herói já existente, saibam meus amigos que isso era uma prática bem comum das antigas editoras de quadrinhos: se apropriar de idéias que não eram suas, transportandoas para o enrredo das hqs.

Agora quanto a esses protótipos, me limito a idéia original de concepção do que seria um“vigilante”, um “vingador” ou apenas de "um cara muito forte" que decide usar sua força para o bem. Não vou me ater as origens mitologicas grega, nordica ou bíblica, pois estas são distantes demais. Eu estou me referindo principalmente sobre as primeiras influências, primeiras aparições, e coisas desse tipo.
Os primeiro entre os primeiros herois. Aqueles que vieram de influências de "pulps", icção cientifica e literatura fantástica. Algo que o escritor Denny O'Neil, chamou de “Folclore pós-industrial", pois o nosso ponto de partida é o inicio do século 20.

Mais aí vai a pergunta: Quem inspirou a criação de um herói como o Batman? Quem foi sua “linha de ascendência”? Quem é o "protótipo" do Batman?

Muitos vão dizer logo de cara que é o Sombra (The Shadow -1930), cuja identidade é a do ricaço Lamont Cranston e cuja a noiva era Margo Lane, a “eterna mocinha em perigo”.

Mas apesar das caracteristicassoturnas” do Sombra ele e o Batman tem muito pouco em comum quando a questão é motivação. Os motivos do Sombra eram um mistério. Ninguém sabia por quê ele fazia tais coisas. Nunca houve uma explicação nem meramente remota de o por quê dele ser um combatente do crime. Ele tinha uma vasta gama de identidades falsas, da qual o Sombra e Lamont eram duas. Bruce Wayne, por outro lado, sempre foi muito bem documentado, e sempre soubemos tudo sobre o homem sob capuz de morcego. O Sombra era tido como uma força da Natureza, um anticorpo social para combater a doença do crime. Muitos o tinham como criminoso, outros como lenda urbana, e nisso, o Batman é bem parecido com ele. No decorrer da vida escrita do Batman, os seu argumentistas buscaram ideias nas histórias do Sombra para torná-lo tão misteriosos e aterrorizante como o conhecemos hoje.

Mas o Sombra não foi o unica fonte de inspiração de Bob Kane e Bill Finger (criadores do Batman em 1939).

Na pulp magazine chamada Black Book Detective (1930), houve a estreia do Morcego Negro (Black Bat). Que apesar de se vestir da mesma forma que o Batman, sua história era completamente diferente: Tony Quinn, ex-advogado publico, foi cegado por ácido jogado por "criminosos perversos." Quando o pai de sua namorada morreu, ele recebeu os olhos dele em transplante e descobriu que ele podia ver no escuro. (Daredevil? Demolidor?... o advogado cego ganha poderes estranhos em um acidente, coloca uma máscara e começa a lutar contra o crime.)

Porém a maior e inquestionavém influência foi com certeza o livro de 1919 "A Maldição de Capistrano", de Johnston McCulley, romance na qual surgia o vingador mascarado que seria imortalizado tanto no cimema, como radio e televisão: Zorro. a Obra foi adaptada para o cimena com o nome "A marca do Zorro", em 1940.

Don Diego de La Vega era um jovem rico que voltara da Europa e encontrara o povo de sua cidade sendo oprimido e masacrado pelas forças do Alcaide, que outrora fora seu pai. Acolhido pela casta rica da cidade como seu filho mais querido. Desde o inicio Diego decidiu não revelar suas verdadeiras habilidades até saber por que seu pai não é mais o chefe dos fazendeiros, porque o povo é tratado com crueldade e injustiça, e quem são os verdadeiros culpados. Assumindo a postura de milionário mulherengo, perdedor e afeminado, Diego assumira uma mascara de preguiçoso durante o dia, um vingador mascarado durante a noite. A história de Zorro tem muitos aspectos semelhantes a mitologia do Homem Morcego: Mansão com passagens secretas e cavernas subterraneas, capa e mascara negras, exímio lutador, portador de uma mente brilhante e um desejo inrrefreável de justiça, Zorro foi sem sombra de dúvidas a fonte da qual os criadores de Batman e seus pos- escritores beberam para conceber o personagem.

Mais ainda tem a questão do “juramento na tumba”. É nesse ponto que entra o Fantasma de Lee Falk (1934).

Um rico filho de um fidalgo chamado Kit Walker, tem seu pai assassinado por piratas e por pouco não morre afogado. Salvo por um nativo africano. Ele jura perante o crânio de seu pai combater o crime de pirataria, ladroagem e se tornar uma lenda a ser temida na selva. Sendo o primeiro herói a se utilizar de um uniforme “colante” e utilizar um calção por cima dele, o Fantasma também contava assim como o Zorro, com uma caverna secreta (A Caverna da Caveira) e seu fiel parceiro o corcel chamado Herói (Capeto era o nome do Cachorro).

Sombra, Zorro, Fantasma. Mesmo com elementos combinados dos 3 personagens ainda falta alguma coisa para definir a raízes do Batman. O seu protótipo original. É ai onde entra o “Spider” (criado por Henry "Harry" Steeger em 1933).

Sob a identidade secreta de Richard Wentworth, o Aranha original teve sua própria revista entre 1933-1943. Wentworth tinha algo que nenhum dos outros tinha no quesito Bat-comparações. Ele não estava fingindo ser assustador. Ele era assustador. Para se tornar o Spider, Richard Wentworth vestia capa preta e um chapéu, com peruca e presas, e assumia a postura de corcunda para cusar medo ao criminosos. Sua identidade secreta era muito semelhante a Bruce Wayne e Don Diego: homem rico da alta sociedade, filantropo, conhecido por sua futilidade e adverso a violência.


Ele tinha dois assistentes: Nita Van Sloan sua namorada e seu braço direito e seu fiel camareiro faz tudo Ram Singh (um tipo de Alfred). Se compararmos Nita como Dick Grayson e Singh como Alfred e temos a mesma divisão de Bat-funções que vemos nas histórias do Morcegão. O Spider era também perseguido pelo conissário de policia Stanley Kirkpatrick , vulgo Comissário "Kirk", que suspeitava que seu amigo Wentworth era na verdade o Spider, mas nunca conseguia provar sua teoria.

A Nova York do Spider era como conhecemos Gotham City hoje: gótica, aterrorizante, cheio de psicopatas mal e e criminosos. O Spider, assim como o Batman, terminava muitas de suas histórias todo ferido, com direitos as famosas cicratrizes nas costas, por entrar em covis de quinze a vinte capangas, para resgatar Nita de ser violada por um fascinora criminoso como o Red Mandarin, o Brain, o Bloody Serpent, Red Feather, o Silencer, o Emperor of Vermin. Vilões que poderiam ter inspirado outros vilões que conhecemos.


Em se tratando de Super-Homem, já não temos "tantas" possíveis inspirações como em Batman.
De cara, um mero conhecedor de quadrinhos antigos vai dizer que Sieguel e Shuster se inspiraram em Doc Savage (Superman Doc Savage, The Men of Bonze) como sendo um protótipo Superman, mas foi Mort Weisinger na década de 50, que começou a roubar “riffs” de Doc para o Superman, tornando-os semelhantes. Apesar do nome original de Doc ser Clark Wildman Savage Jr, e ele ser portador de superforça, intelecto e resistência acima de qualquer humano comum, e tendo como seu refugio uma fortaleza no ártico chamada Fortaleza da Solidão, as motivações dos criadores do Super-Homem possivelmente foram influenciadas de uma obra bem anterior que não era proveniente dos quadrinhos.

A obra se chama o Gladiator, de Philip Wylie publicado em 1930.

No livro temos Hugo Danner que foi fruto de experiências genéticas de seu pai Professor Abednego Danner, enquanto ainda estava no útero de sua mãe. Os Danner vivian em uma pequena propriedade rural no interior do Colorado. Ao nascer Hugo logo apresenta poderes e habilidades muito além dos homens mortais. Força sobre-humana, velocidade, o poder de saltar grandes distâncias, e ser praticamente invulnerável. Porém, com receio que as pessoas normais tenham medo, seus pais o proíbem de usar sua força em público. E nunca lutar ou se exibir, para naõ ser alvo de uma caça as bruxas.
Hugo cresce sendo intimidado na escola, por garotos mais fortes e mais ricos que ele, encontrando e tranquilidade n apenas na solidão do deserto.

Hugo encontra o sucesso apenas durante a adolescencia, quando se torna estrela do time de futebol e recebe uma bolsa de estudos. Todavia quando ele mata acidentalmente um outro jogador ele decide fugir da escola e da cidade.

Foi na Legião Estrangeira francesa durante a Primeira Guerra Mundial, que Hugo descobriu que sua pele era à prova de balas. Ao voltar para casa, certa vez, teve que arrobar um cofre para salvar funcionarios que estavam presos ganhando com isso a desconfiança e o temor de todos. Ele passou a ser perseguido e odiado, enquanto buscava aceitação das pessoas fazendo boa ações e ajudando o próximo. Em certa ocasião, Hugo chegou a erguer um carro com as mãos quando foi questionado de como conseguiu abrir o cofre blindado (semelhante a primeira aparição de Superman na capa de Action Comics # 1).
Hugo Danner terminou seus dias nas florestas da América do Sul buscando paz de espirito e ficando longe da civilização que não estava preparada pra ele. Durante uma tempestade, após se aconselhar com um velho arqueólogo que encontrara, Danner foi ao topo de uma montanha e questionou a Deus a cerca do motivo de ter sido criado e qual era a sua importância no mundo. Ele então é atingido por um fulminante relanpago. E morre.

As alterações principais que Siegel e Shuster poderiam ter feito com a ideia de Danner poderia ter sido a adição do traje, a identidade secreta (Clrak Kent), e - mais importante - eles o consideraram um extraterrestre (adaptando um pouco da história de Moises e do patinho feio). Em Gladiador, Hugo Danner é gradualmente alienado da humanidade. Fica claro no romance de Wylie que Hugo nunca poderia ser um de nós. Ele continuou tentando encontrar seu lugar no mundo, primeiro como um astro do esporte e, em seguida, como um ativista social e guerreiro, mas sempre, verificou-se que Hugo Danner era perigosamente forte demais para viver ao lado dos normais, e principalmente ter uma companheira a seu lado, tornado-se sempre fadado andar sozinho (ou seja, ele não podia ter uma Lois Lane, ou iria matá-la).

O Gladiator é claramente concebido como uma tragédia. Já o Super-Homem tão claramente não é, mas o sentimento de alienação que envolve primeiros anos de vida kryptoniano na terra é mais que inspirado no livro de Wylie do que em qualquer outro personagem (como DOC Savage). Kal-El, como um super-humano, estava fadado a ser sempre sozinho. Essa é uma idéia que continua a mostrar-se nas histórias de Superman, desde os anos 40 até hoje e além (como se pode comprovar em histórias futurísticas como Kingdon Come e Superman Beyond).
O GLADIATOR NOS QUADRINHOS


A história do livro foi adaptada para a Marvel Comics em Marvel Preview # 9 (publicada no inverno de 1976) por Roy Thomas e Tony DeZuniga, cujo o enredo é abasicamente primeira metade do romance de Philip Wylie intitulado de Man-God ( Homen-Deus)

Tempos depois em por volta de 1987, Roy Thomas criou uma continuação da história com o personagem chamado Arn "Iron" Munro para a DC Comics, no titulo Yong All-Stars, na qual Iron Munro era "filho" de Hugo Danner, que não morrera com o raio e que voltara para o Colorado atrás de sua namorada de infância (uma Lana Lang genérica?) com quem teve um filho. Só depois disso é que Hugo realmente desapareceu.
Iron
Munro
foi criado para assumir o lugar do Super-Homem da terra paralela em aventuras com a Sociedade da Justiça na cronologia pós-Crise nas Infinitas Terras, assim como Hipolita assumiu o lugar da Mulher Maravilha original nos anos 80 e 90. (Já com o Reebot DC todos esses personagens estão sendo ignorados até uma nova abordagem ).

O romance ainda foi retomado/adaptado pelo aclamado escritor de hqs Howard Chaykin, com arte de Russ Heath. A série foi publicada pela Wildstorm, em 2005 já como subdivisão da DC. A história foi retitulada como "Legend", embora as capas dos dois primeiros temas incluissem: "Inspirado em Gladiator de Philip Wylie". O cenário da história foi adaptado para a segunda metade do século, colocando a Guerra do Vietnã no lugar da Primeira Guerra Mundial, mas mantendo os detalhes da história de forma intacta.

Superman conheceu seu predecessor Iron Munro em Superman #711

Notas:
Mort Wesinger (editor DC comics de 1950 a 1960) era profundo conhecedor de quadrinhos pulp e ficção cientifica. Ele foi o responsávem por criar elementos como Brianiac, Zod, Supergirl, o Projetor da Zona Fantasma, a Fortaleza da Solidão, Bizarro, várias Kryptonitas, e as ideias de um jovem e inseguro Clark Kent em Smallville. Seu amor por uma namoradinha de infancia e o inicio de sua desavença com Lex Luthor. Foi ele quem assimilou os elementos de Doc Savage para o Superman dos anos 50 e 60.
Roy Thomas (editor da revista uncanny x-men nos anos 70) criou Iron Munro, filho de Hugo Danner (Gladiator de Philip Wylie) para a DC comics, através de uma história feita para a Marvel. Thomas também criou o x-men Colossus, para a reformulação da equipe de mutantes, ao qual suas caracteristica constam super força, e invulnerabilibade, além de poder se transformas em aço organico.
Philip Wylie também escreveu outras obras como When Worlds Collide (1933), titulo que anos mais tarde a DC Comics usaria para nomear uma saga de mundos alternativas dos personagens da revista Super-Homem.
Edgar Rice Burroughs que criou Tarzan também criou o personagem John Carter de Marte (1914). Ele era um terráqueo que foi para Marte e lá ele era mais forte que os marcianos e era capaz saltar grandes distâncias por Marte ser menor e menos densa que a Terra. Mesma explicação dada por Siegel para os poderes do Superman na época de 1938, pois Krypton era maior que a Terra. Em Marte a principal cidade foi chamado Hélios. Kriptônio e Hélio são gases ambos nobres da tabela periódica.


Até a próxima.
Marc Gadelha

Texto inspirado no artigo de Greg Hatcher do site CBR
http://goodcomics.comicbookresources.com/2006/11/10/proto-friday/

Fontes: Wikipedia, DC Data base, Marvel Data base, comicbookresources.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário