quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

RESENHAS, CRÍTICAS E REVIEWS

MARVEL NOW

All New X-Men
 

Com roteiro de Brian Bendis, arte de Stuart Immonen, e arte final de Wade Grawbadger e Marte Garcia.

Logo após os eventos de Vingadores vs X-Men e a fuga de Ciclope da cadeia, a história começa com Hank McCoy sofrendo espasmos de uma nova mudança em sua fisiologia. Hank já vem sentido isso há algum tempo, mas ele teme que as pioras possam ser um sinal que seu organismo está morrendo.
 Ele é interrompido por Tempestade que o convoca para assistir uma reportagem sobe Ciclope e sua “revolução mutante”.  Em outra parte é mostrado Ciclope, Magneto e Emma Frost indo ao salvamento de Eva, uma adolescente que paralisou o tempo em frente a uma boate.

Ciclope se apresenta e fala que precisa sua ajuda para encontrar outros mutantes que precisem. Magneto relembra que assim que os poderes dela relaxarem, a guarda nacional irão tentar leva-la sob custódia.  E é exatamente o que acontece quando o efeito do poder se desfaz, mas os “Uncanny X-Men” como Ciclope os define, impedem e levam a garota.
Indignados, Kitty e Homem de Gelo, discutem que seria melhor chamar Wolverine e enfrenta-los. Mas Tempestade diz que não irá enfrentar Ciclope e sua “irmandade” e que não fará uma guerra civil mutante.
 Kitty diz que toda a confiança que eles levaram anos pra conquistar Scott está jogando no ralo. Bob (Iceman) desabafa que o antigo Scott pegaria o velho Scott e encheria ele de porrada até o velho entender na marra. 
 É quando o Fera tem a idéia de fazer “algo” significativo antes de morrer. Hank se tranca no laboratório e usa um protótipo da maquina do tempo de Doutor Destino, que o Sr. Fantástico “plagiou”...
McCoy vai ao passado...exatamente ao dia da edição Nº 08 de Uncanny X-men (de 1963), quando ele e o jovem Bobby Drake são quase linchados após salvar uma criança. Naquele dia Hank discutiria com Scott e abandonaria os X-men, porém a jovem equipe original é surpreendida pelo velho Fera que pede para que eles o acompanhem até o futuro, para impedir o velho Scott Summers de criar um “apocalipse mutante..”
Na edição 2, as coisas acontecem rápido. O Fera não poupa revelações aos garotos. Desesperado para que a versão mais jovem de seus amigos o ajudem, ela acaba dando spoiller sobre a Jeam se tornar telepata além de telecinetica e de que Scott vai acabar por assassinar o Professor X
As notícias caem como uma bomba que os jovens não estavam preparados para receber, mas ainda muito tensos e incredulos, ele decidem acompanhar o "Fera Azul" até o seu tempo para descobrir o que está acontecendo.
 Ao chegar no tempo presente (mas para eles é 15 anos no futuro) o grupo de X-Men adolecentes fica aterrorizado com as mudanças que encontram na mansão. Ororo, Bob e Kitty só então entendem qual era o plano do Fera. O homem de gelo adolescente fica horrorizado com a aparencia de "duende de gelo" que o velo Bob Drake faz questão de aparentar.
O velho Hank tem um ataque de espasmos e desmaia na frente de todos. Ele está mutando novamente, só que dessa vez ele pode perder a vida com a transformação. Os “little” X-men (como são chamados por Wolverine) tentam ajuda-lo. Logan acha que Hank fez a coisa certa, já Ororo, Kitty e Bob discordam. Logan chama os “little-x” pra uma conversinha, mas a lolita Jean Grey põe o “grosseirão” pra dormir dando tempo ao grupo de entender o que aconteceu...
Após descobrir o paradeiro do velho Ciclope em uma chamada de jornal, os “X-Men Teens” roubam o Pássaro Negro e deixam os adultos X-Men pra trás. Eles vão ao encontro do velho Scott para terminar com essa história de uma vez por todas...

Critica: Por anos, os x-escritores abusaram do argumento das “viagens” temporais para criar histórias. Apesar de render muitos bons momentos e personagens, o excesso da fórmula e o prolongamento das conclusões (se é que tinham...) deixaram a cronologia dos mutantes extremamente confusa e cheia de linhas temporais desnecessárias.  É difícil trabalhar o tema com competência, principalmente quando nunca fez nada parecido, como é o caso de Brian Bendis. Porém Bendis é expert em criar “retcons” dentro da cronologia da Marvel. Seu foco não é a mudança temporal e sim o conflito no presente. Confrontar o paradigma daquilo que os X-Men eram inicialmente e no que eles se tornaram no decorrer dos anos é bem interessante. Sem Xavier para poder proporcionar isso, Bendis apelou para as versões mais jovens e inocentes do grupo original. Mas a história é muito bem amarrada, com diálogos bem construídos e característicos de cada personagem. É como se Bendis realmente conhecesse os personagens há anos, e não há meses, como declarou. Só achei que ele sacaneou um pouco o Wolverine... Não há como não se impressionar quando os jovens X-Men recebem os “spoiller” do Fera ou quando eles chegam ao futuro. Eles são jovens e inocentes demais pra lidar com tanta desgraça. Logo de cara você se identifica com eles. Bem escrito, trama bem amarrada, principalmente para um tema tão manjado. Quanto a arte de Stuart Immonen? Desenhos bacanas bem seqüenciados e de altíssima qualidade.

Nota: 09/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário