quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PLÁGIO? HOMENAGEM? OU INSPIRAÇÃO?



 LIGA DA JUSTIÇA DA AMÉRICA 
vs 
SOCIEDADE DA JUSTIÇA DA AMÉRICA

 Plágio? Mas como? A DC se autoplagiou foi isso? Mas esse não foi o primeiro Reeboot da DC?

 NÃO! Não foi o primeiro Reboot. Isso nem ao menos foi um REBOOT

Como não foi um Reboot? E o surgimento da Liga da Justiça nos anos 60, não foi um reboot  não? Qualé? Eu li num site importante e famoso que foi um reboot sim e eu quero que seja...Esse blog é mentiroso...”

Não, pequeno gafanhoto. Não foi e nunca será um reboot. Tome um “rivotril” e fique calmo enquanto eu explico.

A Liga da Justiça nunca foi um reboot da SJA porque a idéia nunca foi trazer de volta uma Sociedade da Justiça renovada. E por que nem da mesma Terra eles eram...

Tudo aconteceu na época que a DC comprava editoras concorrentes perto da falencia. Algumas e própria DC levava a falência por acusações da plágio do Superman, e depois comprava as moribundas pra não fazerem mais concorrência a seus personagens. Vou contar a história nos cinco tópicos abaixo:

Primeiro: Os heróis da Sociedade da Justiça eram da editora All American Comics e não da DC. A DC tinha sua própria equipe de heróis naquela época: Os Sete Soldados da Vitória, da qual faziam parte o Crinson Avenger, Arqueiro Verde e Speed, entre outros e que contava com participações especiais de Batman e Superman. 

Segundo: Eram 2 universos que faziam crossovers eventuais não oficiais porque dava dinheiro para para ambas as editoras, uma vez que a DC distribuía o material da All American e ganhava percentagens. Superman e Batman da DC apareceram nas histórias da Sociedade da Justiça ao lado do Senhor Destino, Lanterna Verde (Alan Scott), Flash (Jay Garrick), Hawkman (Carter Hall),  Spectro e Wonder Woman (sim ela era da All American, entendeu agora o porquê do shortinho estrelado?).

Terceiro: A DC comprou os heróis da All American quando eles estavam em baixa e a editora estava falindo e os títulos com personagens da SJA já haviam sido cancelados há pelo menos 10 anos (All-Star Comics #57 março de 1951) quando a Liga se formou (Brave and the Bold nº 28 de março de 1960).

Quarto: Heróis como Aquaman que surgiu em 1941 e Caçador de Marte que surgiu em 1955 mantinham a mesma cronologia após a criação da Liga em Brave and the Bold nº 28 de março de 1960. Mas sempre foram da DC por isso não faziam parte da Sociedade da Justiça. 

Quinto: O Flash da Era de Prata foi criado em outubro de 1956 por Garner Fox para a DC, enquanto o da Era de Ouro teve sua ultima publicação em  fevereiro de 1949.

A DC por meio de Garner Fox meio que "plagiou" o Flash e o Lanterna Verde original quando criou novas versões para era de prata. O surgimento da Liga não foi um reboot da Sociedade da Justiça, e sim uma mera junção editorial, de heróis pouco populares (Aquaman e Marciano) com heróis populares (Novo Flash e novo Lanterna) e somado a uma nova Mulher Maravilha, que era cobiçad pela DC há tempos. Isso serviu pra oficializar a cópias da DC como se fossem originais. Mesmo ela já sendo dona das inspirações originais.

Em setembro de 1961 a DC publica em Flash nº123, encontro do Flash da Era de Prata se encontra com o Flash da Era de Ouro e é feito menção ao que aconteceu com os antigos heróis dos anos 40.  Em agosto de 1963 sai em Justice League of America nº 21 o tão esperado encontro da Sociedade da Justiça e da Liga da Justiça, na hist´ria Crise na Terra Um, sendo que o Batman, Superman e Mulher Maravilha da então chamada Terra-2 só apareceriam anos mais tarde após a DC decidir que os crossovers envolvendo Batman e Superman eram oficiais e que a Mulher Maravilha da Terra-2 não era a mesma da Liga d Justiça

A partir de então a Sociedade da Justiça passou a fazer pontas freqüentes nas historias da Liga até terem suas histórias continuadas em All Star Comics 58 em 1976 agora pela DC (o numero 57 havia sido em 1951pela a All American).

2 comentários:

  1. Olá, eu amei esse blog e ele está entre os meus favoritos.
    Sou Design e confesso não entendo tanto de heróis, mas eu gostaria de contribuir de alguma maneira com o Blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lucas. Obrigado mesmo pela preferência, camarada. Você já é membro do seguidor do Blog? Se não, dá uma clicada lá e entre pro time dos bons...
    Entra em contato com a gente no facebook, via mensagem mesmo, que a gente conversa melhor sobre isso. Mas com certeza apreciaremos a sua parceria.
    Até mais.

    ResponderExcluir