quinta-feira, 23 de junho de 2011

Song of Ice and Fire, você conhece essa saga?

Song of Ice and Fire (''As Crônicas de Gelo e Fogo'') é uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista americano George R. R. Martin. Martin começou a escrever a série em 1991 e o primeiro volume foi publicado em 1996. Originalmente planejada como uma trilogia, a saga agora consiste em quatro volumes publicados - Game of Thrones (em agosto de 1996), Clash of Kings (em novembro de 1998), Storm of Swords (em agosto de 2000), Feast for Crows (em outubro de 2005)- e com mais três planejados. Há também três novelas derivadas disponíveis, com vários outras planejadas, e uma série de novelas que consiste de trechos dos romances principais. Uma dessas novelas ganhou o Prêmio Hugo de ficção ou fantasia.
A série literária foi traduzida em mais de vinte línguas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo. O quarto volume, A Feast for Crows, alcançou também o topo da lista de mais vendidos do The New York Times. A história é contada em terceira pessoa através dos olhos de algumas personagens, a história de A Song of Ice and Fire se passa em um mundo fictício, no continente chamado Westeros, mas também em uma grande massa de terra ao leste, conhecida como Essos. A maioria dos personagens são humanos, entretanto, conforme a série vai se desenvolvendo, outras raças são introduzidas na história. Existem três eixos principais na trama: a crônica de uma guerra civil dinástica para o controle de Westeros entre a família Lanister, Stark e Barentheon; a ameaça crescente daqueles conhecidos como “the Others”, que habitam além de uma imensa muralha de gelo que faz fronteira setentrional com Westeros; e a vingaça de Daenerys Targaryen, a filha exilada do rei louco que foi assassinado quinze anos antes, e que prestes a voltar a Westeros e reivindicar seu trono por direito. Conforme a série progride, as três histórias ficam cada vez mais interligadas e dependentes umas das outras.

Os livros foram favoravelmente comparados com a trilogia O Senhor dos Anéis, porém são notoriamente conhecidos por suas batalhas sangrentas, traições, assassinatos e filhos bastardos dentro da alta sociedade - temas que lhe conferem um tom mais sombrio, realista e adulto.

A HBO está produzindo atualmente uma séries de 10 capitulos, intitulada Game of Thrones, que corresponde a história do primeiro livro de George R.R.Martim. A atração renovou o interesse dos leitores para com os livros, fazendo com que esse primeiro romance da saga, entrasse pra lista dos mais vendidos do The New York Times quase quinze anos depois de sua publicação original. Devido a isso o escritor foi considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela Revista Time, em 2011.COMO COMEÇA...
O jogo de interesses é a força motriz do enredo e a história propriamente dita começa quando o rei Robert Baratheon convida Eddard, da tradicional Casa Stark, a ser seu principal conselheiro, desencadeando a ira de famílias rivais. O Rei Baratheon é apaixonado pela falecida irmã de Eddard Stark, porém, casou-se com Cersei, da Casa Lannister, para cimentar a lealdade de sua família ao seu governo. A rainha, por sua vez, possui como amante seu irmão gêmeo Jaime. Este é conhecido como "O Regicida", por ter assassinado o rei Aerys Targaryen - a quem havia jurado defender. Porém, os descendentes da dinastia derrubada, Viserys e Daenerys, planejam retomar o trono que é seu por direito. E isso é só o começo.

Aqui em baixo vai um resumo dos principais personagens e dos locais importantes da história.
WESTEROS

Westeros é o continete onde ocorre a história de Game of Thrones. O continente é o lar de Os Sete Reinos, e no norte se encontra uma vasta extensão de território desconhecido e inexplorado, castigado duramente por temperaturas estremamente frias e povoada por habitantes bárbaros. Uma das principais diferenças entre este mundo e o nosso é que as estações não são anuais e podem durar décadas ou mais. Os invernos são articularmente cruéis, e é no inicio de uma estação invernosa que começa a história de Game of Thrones,
WINTERFELL


Winterfell é o Castelo do Norte, o mais setentrional dos Sete Reinos e uma região pouco povoada que está topograficamente e meteorológico semelhante ao norte do Canadá. e governado por Stark.
Casa Stark

"
-Você sabe o que aconteceu da ultima vez que foi para Porto Real...Ned..." - Catelyn Stark
"-
Era outro rei, era outra época..." - Ned” Stark

Eddard “Ned” Stark (Sean Bean): Senhor de Winterfell e Warden do Norte, também conhecida como "Ned" e Catelyn Stark (Michelle Fairley): Esposa de Eddard, nascido a Casa Tully.

Robb Stark (Richard Madden): Filho mais velho de Ned e Catelyn e herdeiro de Winterfell.
Jon Snow
(Kit Harington): Filho bastardo de Ned, de mãe misteriosa e Patrulheiro da Noite.

Sansa Stark (Sophie Turner): Filha mais velha de Ned e Catelyn, quer ser rainha de WesterosArya Stark (Maisie Williams): a filha mais nova de Ned e Catelyn, quer ser espadachim.

Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright): filho do meio de Ned e Catelyn, tem sonhos premonitórios.Rickon Stark (Art Parkinson): filho mais novo e ingênuo de Ned e Catelyn.
PORTO REAL

Porto Real é a capital da Westeros, e abriga tanto o Trono de Ferro como o Trono do Rei de Westeros. Localizado ao sul do centro da Westeros na costa leste. A cidade densamente povoada, é rica em cultura, corrupção e pobreza. Os Baratheons, são liderados por Rei Robert e sua rainha Cersei Lannister.Casa Baratheon - O Cervo

"...Na guerra dos tronos, ou se vence ou se morre..." - Cercei Lannister
Robert Baratheon (Mark Addy): Rei de Westeros e Cersei Baratheon (Lena Headey): Rainha da Westeros e esposa de Robert, nascida como Lannister.

Joffrey Baratheon (Jack Gleeson): Filho mais velho de Robert e Cersei, herdeiro do trono e Renly Baratheon (Gethin Anthony): irmão mais novo Robert
Casa Lannister - O Leão

"Um Lannister sempre paga suas dividas" - Tyrion Lannister
Jaime "O Regicida" Lannister (Nicolaj Coster-Waldau): Filho de Tywin Lannister, membro da Guarda Real de elite de Robert (protetores do rei), irmão gêmeo de Cersei, e de Tyrion "o Duende" Lannister (Peter Dinklage): filho anão de Tywin, irmão mais novo para Cersei e Jaime.


THE WALL – A MURALHA
"...A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte...Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir."

A Muralha, localizado no ponto mais setentrional dos Sete Reinos (que fica ao norte de Winterfell), é essencialmente um muro glacial que separa as ameaças para o Norte do Sete Reinos. É centenas de metros de altura e guardada por uma ordem de homens conhecidos como Patrulha da Noite, párias e presidiários que optam pelo "don do preto nas vester" ao invés de sofrerem suas sentenças de prisão. Aos membros da Patrulha da Noite não são permitidos para segurar a terra, tomar esposas, ou ter filhos. Quebrar esse juramento é punível com a morte.
Além do Mar Narrow
Sudeste de Os Sete Reinos e através do Mar Estreito encontra-se o continente de Essos. Se Westeros se assemelha a Europa (e em particular o Reino Unido), se assemelha Essos Norte de África e da Eurásia, com grandes planícies, florestas e desertos. As pessoas aqui gostam de negociação, e o continente é o lar de muitos bazares vendem todos os tipos de mercadorias de todo o mundo.Casa Targaryen - Os Dragões

"Eu sou o Filho do Dragão, é meu direito governar..." -Viserys Targaryen
Daenerys Targaryen (Emilia Clarke): Exilado princesa, irmã de Viserys Targaryen (Harry Lloyd): Exilado príncipe.

Khal Drogo (Jason Momoa): Líder de uma horda de bárbaros Dothraki e Sir Jora Mormont (Iain Glen): Exilado cavaleiro, protetor jurado de Daenerys.

Estreando nos EUA com cerca de 2.2 milhões de telespectadores em sua primeira exibição, número considerado baixo em relação ao custo da produção mesmo assim, após a exibição do primeiro episódio, o canal HBO anunciou a renovação da série “Game of Thrones” para sua segunda temporada. Com um total de três exibições, o primeiro episódio chegou a 4.2 milhões de telespectadores, somando as reprises.

"O inverno está chegando."- Eddard Stark

Pra quem curtiu o Senhor dos Anéis, aí vai uma dica: Game of Thrones não tem nada de semelhante. Tirando a fantasia medieval, George Martin escreveu sobre conspiração, tirania, sexo, incesto, adultério, prostituição e estupro.

Francamente, isso não é para crianças, o que torna a série melhor ainda...

Marc Gadelha

Fonte:Wikipédia e sites diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário